PROFESSOR LUIZ CARLOS CARDOSO Faixa preta 6º Dan - Maior autoridade do karate do Ceará, Presidente da FCK e o Professor Osmar Negreiros Faixa preta 2º Dan

Jaguaribe sediou um dos maiores eventos esportivos do município em 2008, trata-se do Campeonato Cearense de Karate Fase Classificatória que aconteceu no dia 20 de julho de 2008, no Ginásio Coronel José Idalécio Nogueira Diógenes, com início as 14:00h, promovendo uma ampla mobilização do segmento.

O evento contou com a participação de sete (7) delegações vindas de vários lugares do estado. Foram elas: Jaguaribara, Russas, Quixadá, Quixeramobim, Fortaleza, Iguatu, Barros e Jaguaribe.

Atuaram na arbitragem os professores Osmar Negreiros, Carlos Alberto e Diêgo Lima de Jaguaribe, Professor Luiz Carlos Júnior, Roniê, Rafael e o diretor de Arbitragem da FCK o professor Gervânio de Fortaleza.

Árbitros que Aturaram no Evento

O Campeonato Cearense de Karate foi dividido em duas fases: a 1ª fase Classificatória acontece em todas as regiões do Estado e a 2ª Fase Final que acontecera em novembro, na capital Cearense.

A iniciativa foi fruto de discussões em Assembléia Geral, onde o Professor Osmar Negreiros, com direito a voto, foi um dos que opinaram pela Política de Interiorização do Campeonato Cearense, dividido por regiões. O novo modelo diminui custos, já que as delegações deslocam-se em percurso menor, massifica a prática do karate no interior, melhora o nível técnico, oportuniza os atletas de cada região e congrega maior número de atletas na Fase final, tornando o evento um grande espetáculo.

Atletas Perfilados para o inicio das competições

Promovido pela Federação Cearense de Karate e organizado pela Associação de Karate de Jaguaribe a fase Classificatória do Campeonato Cearense em Jaguaribe teve o apoio da Secretaria de Esportes do município e iniciou com a entrega de Certificados de Menção Honrosa aos atletas Campeões Brasileiros de Jaguaribe.

As disputas iniciaram as 13h00min, onde os atletas disputaram as categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto, em kata (forma) e kumitê (luta), masculino e feminino.

Jaguaribe - Campeão e Vice-Campeão no pódium Masculino

Ao final, na contagem geral de pontos, a seleção de Jaguaribe sagrou-se campeã superando as equipes de Quixeramobim e Fortaleza respectivamente. “O karate de Jaguaribe, apresenta excelente nível técnico. Exemplo disso são os resultados obtidos: Campeão da primeira edição do Troféu Excelência do Karate, um troféu com mais de dois metros, mais de 12 títulos nacionais, entre estes, cinco campeões Brasileiros. Tudo isso é fruto do trabalho que vem desenvolvendo o professor Osmar Negreiros que aderiu a Política de Interiorização do Karate no Ceará,” comenta Luiz Carlos Cardoso, presidente da FCK.

Agora, a equipe de karate de Jaguaribe prepara-se para participar das próximas competições do calendário da FCK, que serão dia 09 de agosto em Acopiara e 24 de agosto em Iguatú.

“Se tivéssemos um pouco mais de apoio com transporte, alimentação para as viagens e ajuda de custo para as inscrições, teríamos muito mais resultados, pois Jaguaribe tem um dos melhores karate do Estado,” comenta Diêgo Lima, faixa preta da ASKAJA.

Os eventos oportunizarão outros atletas se classificarem para a fase final do Campeonato Cearense que acontecerá em novembro, na capital Cearense.