Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil

Dúvidas

Qual a idade ideal para iniciar a prática do Karate?

Se houverem turmas específicas por faixa etária, pode iniciar a partir dos 4 anos. Se for uma turmas heterogêneas, com várias faixas etárias, o ideal será a partir dos 8 anos. Mesmo assim deve ser respeitada a individualidade de cada aluno nos aspectos motores e cognitivos.

O Karate contra outras lutas. Qual o mais eficiente?

Cada modalidade tem suas técnicas nas competições. No karate existe competição de kata (luta imaginária) e Kumite (luta real), e como defesa pessoal pode ser usado contra vários adversários ao mesmo tempo, uma de suas principais características. Porém, entre as lutas, será vencedor o praticante melhor preparado e não a modalidade.

O Karate é um esporte olímpico?

Sim, pois o Circuito do Jogos Olímpicos dura quatro anos, exatamente o período dos Jogos continentais como os Jogos Pan-americanos. E o Comitê Olímpico Internacional (COI) já reconheceu a modalidade Karate.

Existem várias Federações, qual a diferença?

A Federação Cearense de Karate é a única que é vinculada ao Comitê Olímpico Internacional através do Comitê Olímpico Brasileiro, que tem a CBK como única representante do Karate Nacional. Outras Federações foram criadas mais recentes e sem este vínculo ao COB. Basta ver quem levou atletas ao PAN RIO 2007.

A Federação de Karate Tradicional é a mais antiga?

Não. Até 1987 existia apenas a Federação Cearense de Karate (FCK). Quando os Japoneses perderam o poder a nível nacional surgiu um movimento, e em vários estados, formou-se esta entidade. Em todos os estados os componentes faziam parte da CBK. Com este movimento saíram das suas federações de origem e fundaram uma entidade com este nome, que dá impressão de ser a mais antiga.

Todos os estilo de Karate só estão juntos no Karate Interestilos?

Não. A Confederação Brasileira de Karate sempre englobou todos os estilos, Shotokan, Wado Ryu, Shorin Ryu, Goju Ryu e outros. O mesmo acontece com as Federações a ela filiadas. Isto era normal, porém com o surgimento de uma entidade paralela que usou este nome, passou esta impressão e que não é verdade.

Várias Federações de uma mesma modalidade não é ilegal?

Não. Desde que a entidade tenha respaldo jurídico, o que acontece é que toda Federação que tem personalidade Jurídica é legal, porém somente uma é "Oficial" perante o COB.

Qual o problema de treinar numa entidade não "Oficial"?

É uma questão de opção. Quando as pessoas conhecem, por exemplo, as faixas (os certificados) conquistadas no "Karate Oficial" são aceitas pelas outras entidades, até porque as faixas dos seus dirigentes fundadores são do "Karate Oficial". No entanto, as faixas outorgadas por outras entidades não têm validade no "Karate Oficial".

Qual o procedimento para a realização de um exame de faixa?

A academia deve comunicar à Federação a realização do exame pelo menos 10 dias antes da realização. No dia da avaliação deverá ser composta uma banca examinadora com no "mínimo 4 O graus e é indispensável à presença do responsável técnico pela academia". A banca examinadora terá qualquer número de componentes, desde que o responsável técnico esteja entre eles. Após o exame realizado, este deve dar entrada na FCK no máximo em 10 dias. A FCK expede os certificados em, no máximo, 10 dias.

Quando se faz um exame e não recebe o certificado, qual o procedimento?

Cabe aos atletas ou pais cientificarem-se se o exame está regulamentado na FCK. Este é o caminho, pois exame regulamentado tem seus certificados expedidos imediatamente.

Por que as faixas de outras entidades não são aceitas pelo Karate Oficial (FCK)?

Primeiro porque o programa de faixa da FCK é completo, o grau de exigência nos exames é grande, o interstício de faixa (tempo em cada faixa) é rigorosamente seguido. Portanto, aceitar estas faixas seria concordar com uma série de absurdos que estão fazendo com o karate.

Qual entidade tem as taxas mais caras?

Não conhecemos o valor cobrado pelas outras entidades, porém sabemos que qualquer valor que seja será caro demais se não é reconhecido pelo karate vinculado ao COB.

Para onde vai o dinheiro dos exames de faixa?

Parte para a Federação, que expede certificado, carteira, faixa e faz registro ou atualiza anuidade dos alunos, parte para o examinador e o restante destina-se ao responsável técnico e ao professor.

No PAN do RIO 2007 teve atletas de qual karate?

Apenas do KARATE OFICIAL, por ser este o karate reconhecido pelo COB.

Como a FCK vê as competições?

Como um meio de propagação da modalidade e como uma forma de testar e aprimorar as técnicas treinadas, ou seja, o cb-dobradica-titulo é uma questão de momento, já a participação do atleta soma para sua vida experiências novas.

Qual a importância de ser campeão?

Como na pergunta anterior, ser campeão é um momento e um atleta deve saber a importância da competição que está disputando e que entidade está organizando, para que seu título tenha credibilidade.

Quem treina karate é obrigado a lutar?

O karate traz, ainda hoje, a essência da sua origem: "ser um caminho espiritual". Então não será obrigatório ao praticante lutar. Mesmo assim, será possível se atingir um alto nível na modalidade apenas vencendo individualmente suas limitações. Um exemplo bem conhecido é a pratica do kata.

Afinal qual karate treinar?

Aquele que realmente ensina a modalidade, com todos os aspectos inerentes a uma modalidade esportiva que tenha como objetivo, acima de tudo, educar. "E para educar é indispensáveis instrutores capacitados, e de preferência, Oficiais".


Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit