Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil

Projetos

KARATE NA PRAÇA

Alunos do Projeto Karate na Praça

A Praça do BNB em Jaguaribe ganhou um atrativo á parte. Todos os sábados, a partir das 18:00 horas, um grupo de crianças e adolescentes ocupam a praça na busca pelo equilíbrio entre corpo e mente, além do desejo da prática do exercício físico e de adquirir habilidade de defesa pessoal. Esse grupo faz parte do curso de karate, uma arte marcial japonesa de auto defesa baseada em técnicas milenar vinda do Oriente. Após atravessar séculos de geração para geração finalmente, por volta de 1875, a modalidade foi introduzida nas escolas e universidades do Japão e depois para o mundo. Esta prática foi implantada em Jaguaribe a mais de vinte anos pelo professor Osmar Negreiros e vem se desenvolvendo muito nos últimos anos.

Os resultados são vistos em todas as vertentes reconhecidas pela legislação esportiva, prevista na Lei nº 9.615/98), como segue: no Esporte Educacional, entre outros, ressalta-se a contribuição na formação, através do karate, dos alunos Cláudio Tafarel e Luiz Sávio, ambos nove anos, alunos da escola púbica de Jaguaribe, incluídos no projeto de incentivo a educação com benefício de isenção das taxas de inscrição em competições realizadas em todo o território estadual para o aluno nota 10 na escola em todas as disciplinas.

No Esporte de Rendimento que tem como finalidade a competição e a obtenção de resultados, praticado segundo regras e normas gerais da modalidade, temos entre outros títulos nacionais, Joilson Peixoto, campeão Brasileiro em 2001; Samille Negreiros, campeã brasileira em 2003; Lucas Pinheiro, campeão Brasileiro em 2004 e Ana Karine campeã brasileira em 2005. Já no Esporte de participação que tem como finalidade contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, o professor Osmar Negreiros vem ao longo da sua luta pelo crescimento desta modalidade desenvolvendo vários projetos sociais como o "Projeto Sua Nota Vale Dinheiro" que conta com mais de 100 alunos, o projeto "Karate para todos" que atende a 30 alunos, o "Projeto Karate na Indústria" implantado em 2001, na empresa Tuboarte móveis com mais de cinqüenta alunos e o Projeto "Karate na Praça". Além disso, ele também ensina no programa PETI onde assiste a mais de 80 crianças.

Foi movido pela sua preocupação com a inclusão social que o professor Osmar Negreiros criou o projeto Karate na Praça. Este projeto visa, entre outros aspectos, levar crianças e adolescentes as práticas esportivas, em um espaço aberto e aconchegante, onde os alunos podem encontrar-se na praça, praticar uma atividade física, com forte teor disciplinar, exercitando a capacidade de concentração, incluindo-os no contexto social sem distinção de raça, credo ou posição social.

O Karate na praça conta atualmente com mais de 60 alunos e está aumentando esse número significativamente, especialmente depois do apoio por parte da Prefeitura Municipal de Jaguaribe, que fará a doação de 150 kimonos, ainda no mês de dezembro, possibilitando a participação de várias crianças envolvidas no projeto.

Osmar Negreiros


Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit