Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil

Karate Oficial

Certificado

O que é?

A Federação Cearense de Karate - FCK é a entidade que dirige o KARATE OFICIAL, e a única no estado do Ceará, filiada a Confederação Brasileira de Karate - CBK, e esta por sua vez representa o Karate Nacional junto ao Comite Olímpico Brasileiro - COB que tem o KARATE OFICIAL como modalidade vinculada visto que foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como modalidade Olímpica, conforme certificado em anexo.

Nos últimos anos devido a flexibilidade das leis, surgiram outras entidades formadas por pessoas descidentes, portanto não reconhecidas pela CBK, consequentemente não oficial, tanto que em 2004, a CBK oficializou o cancelamento do registro de alguns nomes conforme segue anexo.

Por mais que alguém possa dizer que isso tudo não interessa pois é apenas um esporte, é importante lembrar que você estar a investir tempo e dinheiro e não é justo desconhecer a realidade.

Os exames de faixas inferiores (KYU) na FCK

As academias têm autonomia para realizar os exames de faixa até a faixa marrom, sob uma banca examinadora composta de, no mínimo, 4 DANS e que esteja presente o responsável técnico que é, no mínimo, 3º DAN-CBK. A banca examinadora cumprindo esta norma, poderá colocar qualquer número de faixas pretas em sua formação. Na FCK, o registro da faixa, a expedição do certificado e da carteira de kyu custa 8,5% do Salário Mínimo vigente. Porém as taxas de exame são de responsabilidade das Academias.

O exame de faixa preta

O exame de Faixa Preta é realizado pela CBK e esta nomeia seus representantes. No Ceará, a Banca Examinadora é composta pelos representantes da CBK e os 3º DAN em diante da FCK que pretenderem participar. Antes de cada exame acontecem cursos de preparação para faixa preta com as disciplinas: Anatomia, Primeiros Socorros, Didática, Organização Desportiva, Nutrição de Atleta, Histórico do Karate, Filosofia, Qualidades Físicas, Recreação e Arbitragem . No dia do exame acontece o teste físico, teste escrito com conteúdo dos cursos e o teste técnico de karate.

Currículo na FCK

O currículo pontuável para exame de faixa Preta é composto das participações dos dois anos que antecede à data do exame. Sendo opcional para os candidatos a 1º DAN e obrigatório para os outros graus.

Promoção de Grau na FCK

O faixa Preta de 1º Dan em diante inscrito para exame de Grau poderá solicitar promoção de Grau se: 1- cumprir as exigência da CLK de idade, 2 - tiver o dobro do tempo de interstício, 3 - tiver somado uma pontuação no Grau atual de: 1º dan 60 pts, 2º dan 90 pts, 3º dan 120 pts, 4º dan 150 pts, 5º dan 180 pts, 6º dan 210 pts. Para esta pontuação cada participação vale 1 (um) ponto.

Competições

Anualmente, a FCK realiza e organiza cerca de 35 competições, sendo de caráter opcional, portanto, não obrigatória aos praticantes. No entanto, o incentivo à participação visa socializar e fazer com que os praticantes tenham um momento de teste das técnicas aprendidas, assim como uma vivência esportiva da modalidade. O calendário das competições é organizado anualmente e divulgado para as academias através do Karate News e do site – www.karateoficialceara.com.br. Nas competições são cobradas as inscrições para custear as despesas do evento como: premiação, arbitragem, material de expediente, transporte e alimentação de organizadores e árbitros e cartazes de divulgação.

O regulamento das competições é comunicado às academias no inicio do ano, antes do primeiro evento, portanto, é de responsabilidade dos professores informarem aos seus alunos o regulamento das competições antecipadamente. Protetores de uso individual são de responsabilidade dos praticantes.

Atleta nota 10 na escola – Inscrição 100% de desconto nas competições

Entendendo que o karate é uma via da educação, a FCK concede 100% de desconto para os atletas com nota 10 em todas as disciplinas da escola. Ex.: nota 10 no 1º bimestre; o atleta ganha 100% no 2º bimestre, nota 10 no 2º bimestre; o atleta ganha 100% no 3º bimestre, nota 10 no 3º bimestre; o atleta ganha 100% no 4º bimestre, nota 10 no 4º bimestre; o atleta ganha 100% no 1º bimestre do ano seguinte.

Arbitragem na FCK

A formação de árbitros da FCK acontece a partir da faixa marrom. O candidato a árbitro deve participar de, pelo menos, cinco avaliações práticas em competição, sob a supervisão de um árbitro. Por cada participação lhe será atribuída uma nota. Caso o candidato participe de mais de 5 competições, serão aproveitadas para avaliação as cinco melhores notas, que serão somadas à nota da prova escrita. Somadas as 6 notas, divide-se por 6 e se obtém a média que classifica o árbitro. A média de classificação do árbitro poderá ser usada no exame de Faixa Preta. O árbitro com classificação passa a ser remunerado e escalado para as competições. Mesmo depois de classificado o árbitro continuará sendo avaliado em todas as competições para as mudanças de categoria.

A filiação ou vinculação

Vinculação é um vínculo temporário anual pelo qual uma academia ou associação se liga a FCK e passa a participar de todos os eventos da FCK, ficando apenas sem o direito de participar (votar) nas assembléias gerais, por não terem personalidade jurídica definida. A academia ou associação vinculada paga uma anuidade de 1 salário mínimo, dividido em 12 parcelas. Sendo que, a cada participação em uma competição, a academia ganha a quitação de uma parcela, ou seja, se participar de 12 competições no ano, não pagará anuidade.

Filiação é o vínculo a uma entidade com personalidade jurídica definida e que paga uma jóia de filiação (no valor do patrimônio da FCK / pelo número de filiadas), parcelado em até 24 meses. A anuidade tem a mesma forma de pagamento da Vinculada e passa a participar de todos os eventos da FCK, inclusive com direito a voto nas assembléias gerais.

Prestação de contas

Anualmente na assembléia geral é prestado contas das receitas e despesas da FCK para todos os filiados.

Provas da oficialidade

O exame de faixa realizado pela FCK é reconhecido por qualquer entidade, enquanto que os exames de faixa realizados por outras entidades a FCK e CBK não reconhecem.

Cuidados devidos

  • Ao iniciar a prática do Karate, procure saber se este é o KARATE OFICIAL, se este professor pertence ao sistema FCK - CBK.
  • Se você pratica Karate procure saber se está no sistema OFICIAL.
  • Se iniciou em outro sistema, é hora de regularizar sua situação antes dos famosos exames de faixa que causam prejuizos futuros. Procure um professor do sistema FCK - CBK.
  • Se sua academia saiu do KARATE OFICIAL, não tenha prejuizos, procure professores do Karate Oficial. Para mudar de academia você não paga transferência, pois a FCK mantém seu cadastro sem academia.
  • Com certeza você não foi consultado se queria ou não sair do KARATE OFICIAL, simplesmente alguém o levou para outro sistema. Sistema este que provavelmente você não conhece e se conhecer talvez não fique.
  • Para muitos o Karate é o mesmo, realmente o que muda é ser Oficial ou não.
  • Não permita que o respeito que você tem pelo seu professor, tire sua condição de pesquisar, analisar e decidir. Afinal você é racional.

Luiz Carlos Cardoso
Presidente da CBK
Faixa Preta 7º Dan

Atividades da FCK - Karate Oficial

  • Manutenção de registro dos praticantes na entidade oficial
  • Manutenção de ranking ativo para atletas
  • Expedição de certificados de faixas, competições, cursos etc.
  • Projeto "estágio administrativo" com benefício para faixa marrom ou preta, prestando exame gratuitamente.
  • Projeto "karate para todos" com benefício para faixa marrom ou preta prestando exame gratuitamente.
  • Reembolsa de despesas de Campeões Brasileiros - CBK
  • Formação, avaliação e classificação de árbitros.
  • Remuneração dos árbitros
  • Projeto "atletas nota 10" isenção do pagamento da inscrição nas competições da FCK, para atletas nota 10 na escola
  • 50% de desconto na taxa de inscrição para os campeões do ranking, premiados a cada ano.
  • % de inscrições para professores
  • Desconto para inscrições feitas com antecedência.
  • Atualização da anuidade a cada exame de faixa.
  • Informativo mensal
  • Curso de formação para faixa preta com conteúdo diversificado
  • Academia do sistema oficial em quase todos os municípiods do Ceará
  • Mantém banco de dados para informar onde tem karate oficial
  • Busca de colocação para professores em academias, escolas,ou outras entidades.
  • Projeto "karate em todo o Ceará" com o objetivo de implantar karate em todos os municípios do estado.
  • Projeto "karate e cidadania" com o objetivo de inclusão social
  • Parceria com a ação social na realização de eventos.
  • Parceria com a fececo na realização de eventos colegiais
  • Parceria com a fuce na realização de eventos universitários.

Karate esporte

A arte do karate evoluiu muito desde a sua orígem até os dias atuais, tanto que é praticado por pessoas de todas as idades e classes sociais, vários povos de culturas diferentes adotam esta arte.

O Karate tornou-se um esporte praticado em todo o mundo e com sua inclusão nos jogos olímpicos, este se tornará a grande revelação, pela beleza dos movimentos e habilidades técnicas de seus atletas.

O Karate competição é um jogo, onde habilidades como: velocidade, reflexo, auto controle, torna-se único para se levar a vitória. O atleta aprende o valor da vitória e o valor da derrota.

O Karate esporte não é um fim mais um meio pelo qual o atleta possa engrandecer seu aprendizado.

Estrutura Organizacional

O Karate Oficial tem uma grande estrutura organizacional. Veja abaixo a ordem das entidades:

WKF - World Karate Federation
WKF - World Karate Federation

Entidade Internacional de Administração do Karate. É constituida por 156 países membros.

PKF - Panamerican Karate Federation
PKF - Panamerican Karate Federation

Entidade Continental de Administração do Karate. Possui 37 paises membros que participam anualmente dos campeonatos Panamericanos.


CSK - Confederación Sudamericana de Karate
CSK - Confederación Sudamericana de Karate

Entidade de Administração do Karate. Possui 10 paises membros que participam anualmente dos campeonatos Sulamericanos.

CBK - Confederação Brasileira de Karate
CBK - Confederação Brasileira de Karate

Entidade Federal de Administração do Karate. Possui uma representação de 26 federações filiadas e esta filiada ao COB.


FCK - Federação Cearense de Karate
FCK - Federação Cearense de Karate

Entidade Estadual de Administração do Karate no Estado do Ceará. Constitui de Associações filiadas. Organiza e promove o Karate no estado do Ceará.

RCK – Ranking Cearense de Karate
RCK – Ranking Cearense de Karate

É um arquivo acumulativo de resultados com pontuação específica para cada competição, mantido pela FCK e divulgado anualmente como indicador dos atletas que integraram a seleção estadual.


COI - Comite Olimpico Internacional
COI - Comite Olímpico Internacional

É uma organização internacional não governamental. A WKF foi reconhecida como única entidade administradora do Karate esporte em 1998 em seção realizada pelo COI. Esse reconhecimento foi confirmado em 19 de junho de 1999 na 109ª assembleia.

COB - Comite Olimpico Brasileiro
COB - Comite Olímpico Brasileiro

Administra as entidades oficiais que constituem o esporte brasileiro. Esta esta filiada ao COI.



Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit