Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil

História do Karate

Gighin Funakoshi

Gighin Funakoshi pai do
Karate Moderno

A palavra Karate é de origem japonesa que significa mãos vazias. O significado de mãos vazias pode ser definido como: Lutar sem armas, usando corpo e mente, braços e pernas e todo e todo o corpo como uma arma para a defesa pessoal. Mestre Funakoshi insistia ainda que “mãos vazias” podia ter o sentido de esvaziar a mente, livrar-se do egoísmo e do apego desesperado pela matéria. As Artes Marciais tem suas origens nos séculos V e IV antes de Cristo, em países como Índia, China e Japão.

Conta a história que em 520 AC um monge budista, “Hindú”, BODHIDHARMA (Daruma em japonês), viajou para a China para ensinar o budismo. Chegando a China Daruma habitou o templo de Shaolin onde passou a ensinar sua filosofia. Muitos de seus discípulos foram incapazes de acompanhar o treinamento devido a pobre condição física. Então Daruma lhes ensinou um método de condicionamento físico através do qual os monges recuperaram a energia corporal e espiritual. Mas o estudo aprofundado e desenvolvido das Artes Marciais deu-se em OKINAWA, ilha situada a sudoeste do Japão. Vários mestres vindo da China para esta ilha trouxeram seus conhecimentos de artes marciais e cultura. A ilha de Okinawa por ser um porto para vários navios acontecia uma grande troca de informações, um verdadeiro intercambio de informações e conhecimentos sobre a arte de combate pela grande variedade de povos que passavam por esta ilha. O Karate desenvolveu-se na ilha de Okinawa nas três principais cidades:

Alunos das escolas secundarias de Okinawa

Alunos das escolas secundarias de
Okinawa em demonstração diante
do castelo de Shuri

SHURI – Cidade onde a realeza e os nobres viviam. O estilo de luta desta cidade era denominado Shuri-tê e o grande mestre era Soken Matsumura.

NAHA – Cidade onde ficava situado o porto da ilha de Okinawa. O estilo desta cidade era denominado Naha-tê e o grande mestre foi Kanryo Higaonna.

TOMARI – Cidade habitada por militares que possuíam habilidades em várias artes de combate. O estilo de luta era o Tomari-tê e seu grande mestre foi Kosaku Matsumura.

O desenvolvimento do Karate moderno deve-se ao grande mestre Gichin Funakoshi, que estudou e modernizou a arte de combate da ilha de Okinawa. Com suas brilhantes demonstrações conseguiu levar o karate para fora da ilha, e assim divulgar para o mundo através dos seus alunos. No final do ano de 1921, numa exposição de Educação Física promovida pelo governo japonês em Tókio, Mestre Gichin Funakoshi, foi escolhido como representante da ilha para fazer a primeira demonstração pública do Okinawa-tê à capital japonesa.

A primeira demonstração oficial de karate ocorreu no ano de 1922, promovida pelo governo japonês e realizada por Mestre Funakoshi, que reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate-Do, Mestre Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e autodisciplina nas suas narrações.

Depois de Gichin Funakohi outros grandes mestres foram ao Japão para divulgar a arte do Karate, entre estes: Chojun Miyagi do estilo Goju-ryu, Kenwa Mabuni do estilo Shito-ryu e muitos outos grandes nomes que ajudaram a desenvolver a bela arte do Karate-Do.

OKINAWA - Era MEIJI

Okinawa - Era Meiji

Em 1968, inicia-se a revolução japonesa da era MEIJI, que entre outras consequências trouxe o fim do domínio dos Satsuma sobre Okinawa. Porem seria necessário ainda 30 anos para que os okinawenses aceitassem mostrar pelo menos parte de sua arte marcial aos japoneses. Com o fim da hostilidade declarada e secular entre okinawenses e japoneses, quando Okinawa se tornou fortemente província japonesa pelo edito imperial de 1868, quando acabou a odiada opressão dos Satsuma a ilha, exatamente quando o Japão promovia uma abertura para ciências e as técnicas. Todavia para o BUDO foi um período sombrio que se prolongaria até o século XX, e que começara com o edito Mutsuxa Hito, proibindo aos samurais o porte do sabre e ordenando-lhes os cortes dos cabelos, causando um momento hostil as artes tradicionais (o "chon mage" era um penteado que simbolizava o status privilegiado do samurai. Os cabelos eram amarrados de singular maneira em cima e abaixo do crânio).

O fim do domínio dos Satsuma

Okinawa - Era Meiji

No inicio do século XVII, o Japão encerra a mais terrível guerra civil onde o clã vencedor foi dos Togukawa e o vencido foi o clã dos Satsuma. Os Satsuma dirigidos pela família Shimazu, derrotados porem não destruídos foram enviados para as ilhas Ryu Kyu em 5 de abril de 1609, maneira astuciosa de livra-se do inimigo e ao mesmo tempo estabelecer um controle japones sobre a ilha que até então era domínio chines. Okinawa na época com meio milhão de habitantes recebeu uma frota de três mil guerreiros, os Okinawenses ficaram sob o jogo dos invasores até que em 1879 quando a ilha se tornou território japones, surgiram as primeiras ordens de Ichisa Chimazu, a principal foi reforçar as disposições antigas, ficava proibida pela segunda vez, a posse de todo o tipo de arma e qualquer pratica de caráter marcial. Já que os invasores haviam confiscado todos os objetos e utensílios de ferro e desativado as fundições. Assim se deu a influencia dos samurais, que praticando seus exercícios como forma de arte marcial ou defesa pessoal, através dos quais desenvolveram a disciplina, a paz, a moral e o civismo para impor a ordem a sua nação.


Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit