Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil

História do Karate em Jaguaribara

O Karate em Jaguaribara teve início em meados de 2003, quando o professor Osmar Negreiros, conheceu a jovem Marli Queiroz, coordenadora do Espaço Infantil Tia Momonca, em Jaguaribara - Ceará.

A primeira aula aconteceu no pátio da escola, com a presença de quinze alunos, após uma mobilização do professor Osmar que divulgou amplamente na rádio local, distribuiu panfletos e articulou com o senhor Ivan Bezerra, um grande incentivador do esporte naquela cidade e amigo da família Queiroz.

Os moradores daquela cidade nunca haviam visto o karate ao vivo, exceto antes da construção da Nova Jaguaribara, quando ainda na Jaguaribara antiga o professor Osmar Negreiros com alguns alunos fez uma demonstração de karate na Escola José Furtado Macêdo. Dentre estes, estava a sua jovem filha Samille Negreiros, ainda com cinco anos de idade, que encantou o público presente com sua performance.

No princípio as aulas eram gratuitas, o professor se deslocava de sua cidade dois dias por semana para dar aulas em Jaguaribara. Apesar das dificuldades, tudo estava indo bem até que a então Secretária de Educação restringiu a prática do karate naquele espaço.

Em março de 2004, o professor Osmar conseguiu introduzir a prática do karate no projeto ABC através da Prefeitura Municipal - que atendia a mais de cem(100) crianças e adolescentes. As aulas no ABC aconteciam no turno manhã e tarde. A noite, ele mantinha uma turma particular, que passou a funcionar no pátio da Escola Marieta Diógenes.

Em maio do mesmo ano, inaugura a Performance Academia, em espaço locado na Avenida Francisco Melanias Bezerra, em parceria com o amigo, Francisco Ambrózio Peixoto, natural de Jaguaribara, onde funcionava musculação, ginástica, karate e defesa pessoal.

O karate já era uma realidade, quando o professor Osmar Negreiros recebeu uma proposta de trabalho para Fortaleza, deixando o karate de Jaguaribara sob o comando do seu aluno Tadeu Pinheiro, faixa preta, que deu continuidade ao trabalho.

O primeiro exame de faixa em Jaguaribara aconteceu em junho de 2004.

A participação em competições nas cidades de Jaguaribe, Jaguaribara, Russas, Quixeramobim e na capital cearense trouxeram conquistas e medalhas, em 2005, 2006, 2007 e 2008. Os resultados impulsionaram novos adeptos e fortaleceu a credibilidade da modalidade, ainda pouco conhecida por boa parte dos 8.500 Jaguaribararenses.

O trabalho passou a render frutos, pois em 2007, Gilvan Alves da silva, monitor de informática no Projeto ABC, filho da terra é nomeado monitor da modalidade. Este deu continuidade ao ensino do karate, sendo promovido a faixa marron no dia 07 de julho de 2008, juntamente com sua aluna Menethy Jorgea e outros alunos que foram aprovados para faixa amarela e vermelha. Na ocasião, estava presente, o Presidente da Federação Cearense de Karate, Luiz Carlos Cardoso, faixa preta 6º DAN e maior responsável pela política de interiorização do karate no estado do Ceará; o professor Osmar de Carvalho Negreiros, faixa preta 2º DAN; autoridades local, amigos, representante da Câmara Municipal, que se mostrou surpreso com as conquistas do karate; pais dos alunos que ressaltaram os aspectos educativos do karate e como este contribuiu para a formação dos filhos, reafirmando a eficiência dessa arte milenar na formação do cidadão.


Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit