Associação de Karate Jaguaribe - Ceará - Brasil
Osmar Negreiros o pioneiro do Karate de Jaguaribe

Osmar Negreiros

Faixa: Preta 3º DAN

Apaixonado por Karate, apesar de nunca ter conhecido de perto, um desenhista, iniciando na carreira, recém casado e residente em Jaguaribe-CE, resolveu praticar Jiu-Jitsu, conquistou faixa azul 1988, mas ano seguinte, seu professor partiria deixando para trás algumas sementes. A prática do Jiu Jitsu lhe aproximara bastante daquilo que ele desejava. A partir dali o desenhista Osmar de Carvalho Negreiros, começaria a encontrar caminhos que o levaria a sua verdadeira paixão (o Karate).Treinamentos solitários e leituras evasivas dividiam seu tempo após um dia de trabalho e entre uma pintura e outra, o karate passou a fazer parte do seu dia a dia. Juntando tudo o que encontrava sobre Karate ele continuou uma jornada sem expectativas nem credibilidade. Naquela época as artes marciais eram vistas com incredulidade por grande parte da população local, apenas alguns adolescentes e pouquíssimos admiradores se interessavam pelas artes marciais, uma vez que nunca havia passado por ali alguém com conhecimento sobre artes marciais que pudesse mostrar o verdadeiro caminho desta arte milenar. O que se tinha era apenas o que se via nos filmes da TV, logo, alguém que se propusesse a desenvolver tal atividade seria banalizado. No entanto, Osmar Negreiros, resolveu seguir em frente com seus estudos voltados para o karate ainda que muito imaturo.

Sentindo-se muito só e não restando mais ninguém para compartilhar de suas descobertas, ele resolveu ensinar o que havia aprendido aos parentes e amigos. Acordava 4:30 da manhã, reunia alguns amigos e familiares e seguia para o rio onde treinavam até as 6:00 da manhã. Findo o treinamento, retornavam para suas casas, tomavam um banho, o café e iam trabalhar. Somente em 1997, Osmar Negreiros conseguiu filiar-se a Federação Cearense de Karate, através do Professor Anízio Alves, onde prestou exame para faixa amarela em 02 de junho do mesmo ano, nesse período ele tinha que se deslocar de Jaguaribe-CE a Fortaleza-CE para ter uma aula por mês e prestar seus exames, 300 km o separavam das aulas de Karate.

Foram muitas dificuldades até o Karate de Jaguaribe se tornar o que é hoje, porém as vitórias vieram pouco a pouco. Em 2001 Osmar Negreiros ainda faixa marrom é homenageado com o Troféu Imprensa instituído pela FM Cultura de Jaguaribe (prêmio para a modalidade que mais destacou-se neste ano). Em 2002 o professor Osmar a frente da ASKAJA conquista o 1º Troféu Excelência do Karate (troféu instituído pela Federação Cearense de Karate para premiar a academia com maior participação e desempenho tecnico do estado do Ceará na temporada de 2002), foi um ano de vitórias, pois foi neste ano que o professor Osmar Negreiros conquistou a tão sonhada faixa preta e a ASKAJA somou em sua totalidade 258 medalhas e 22 troféus apenas neste ano.

Em 2005 depois de uma temporada em Fortaleza onde lecionou no Karate Clube Verdes Mares, o professor Osmar retorna a Jaguaribe e constrói o seu Dojo. Foram 06 (seis) meses de dedicação e trabalho árduo, pois o Dojo foi construído pelas suas próprias mãos.

Em janeiro de 2007 ele é aprovado para faixa preta 2º Dan. A banca examinadora estava assim constituída: Cardoso Junior - 3º Dan, Marcani Miranda - 4º Dan, Ronie Von - 4º Dan, Nilson Santos - 4º Dan, Roberanes Santos - 4º Dan e Luiz Carlos Cardoso - 6º Dan.



Entidades Oficiais do Karate

FCK CBK CSK PKF WKF

Vínculo Olímpico

COB COI


ASKAJA - Associação de Karate Jaguaribe

Rua Sigefredo Diógenes, S/N - Bairro Centro - CEP: 63.475-000
Próximo ao Terminal Rodoviário - Jaguaribe-CE
contato@karatejaguaribe.com.br
(88) 9714-0807

desenvolvido por:
Ciebit