Atleta Ana Karine

Na foto ao lado a atleta Ana Karine de Jaguaribe, campeã da fase final das Olimpíadas Escolares 2008, categoria 12 a 14 anos - Kumite Feminino + 40 kg, no Ginásio da UNIFOR em Fortaleza - CE

As Olimpíadas Escolares do Ceará 2008 promoveu uma ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social, estimulando alunos de todo o estado em atividades esportivas no contra turno escolar durante toda temporada.

A iniciativa possibilitou o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, ampliando o acesso a competições de âmbito regionais, estaduais e nacionais promovendo o conhecimento sobre o esporte nas suas mais diversas formas de expressão. Além de colaborar para a permanência da criança e do adolescente na escola, ela congrega estudantes da rede de ensino pública e privada e seleciona escolas para as Olimpíadas Escolares, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Fomentada e custeada com recursos do Governo do Estado através das Secretarias de Educação e Esporte, as Olimpíadas escolares do Ceará foram promovidas pela Secretaria do Esporte com o apoio das Federações Amadoristas.

O processo seletivo aconteceu desde a fase escolar na cidade de Jaguaribe e em todas as cidades do estado, passando pela fase municipal com as modalidades de Vôlei, Basquete, Atletismo, Handebol, Futsal, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação e o Karate. Esta última foi organizada pela Federação Cearense de Karate.

Participaram das competições de karate em Jaguaribe mais de cinqüenta atletas das escolas Alice Diógenes, Maria Macário, Raul Barbosa, Ubiratan Diniz de Aguiar, Expedito Diógenes, Luiza Távora, Clóvis Beviláqua e Franklin Monteiro Gondim.

A competição chegou à fase regional que foi dividida em nove (9) regiões. As disputas da Região quatro (4) CREDE Jaguaribe e Russas que compreendem 23 municípios, aconteceram no dia 03 de julho em Morada Nova, onde classificaram-se; as equipes de Futsal feminino, um representante do Xadrez, um do Tênis de Mesa, um da Natação e os atletas Ana Karine, Samille Negreiros, Elisângela Dias, Inatiara Catarina, Janderson Ricarte e Tayslânio Cardoso, que formaram a equipe do karate de Jaguaribe.

A fase final das Olimpíadas escolares do Ceará aconteceu em Fortaleza na UNIFOR,com início no dia 21 e termino dia 26 de julho de 2008. Os transportes para deslocamento e alimentação das delegações até Fortaleza foram custeados pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Na classificação geral o Futsal feminino de Jaguaribe ficou com o bronze. Já a Equipe de Karate Jaguaribana foi Vice Campeão das Olimpíadas Escolares do Ceará.

A equipe de karate de Jaguaribe está de parabéns, pois com apenas cinco (5) atletas venceu duas das dezesseis (16) categorias disputadas e conquistou uma prata e um bronze, superando equipes de mais de setenta (70) municípios, como a Equipe de Quixeramobim que levou uma delegação de vinte e quatro (24) atletas, ficando atrás apenas, da equipe de Fortaleza.

Atletas Classificados Para Olimpíadas Escolares - Fase Fina

Local: Unifor - Fortaleza Ceará Data: 22 de julho de 2008.

Categoria 12 A 14 anos
Atleta Peso Faixa
Ana Karine Candido Bessa +40kg Faixa Roxa
Samille Nunes Negreiros -40kg Faixa Marrom
Janderson de Lima Ricarte -45kg Faixa Laranja
Categoria 15 A 17 anos
Atleta Peso Faixa
Tayslânio Eric de Assis Cardoso -55kg Faixa Laranja
Elisângela Dias da Silva +50kg Faixa Marrom
Inatiara Catarina Aciole de Lima -50kg Faixa Amarela

Atletas classificados que não compareceram para disputa da fase final

Após um processo seletivo gradual que aconteceu desde a fase escolar na cidade de Jaguaribe passando pela fase municipal chegando a fase regional que classificou os atletas acima mencionados, o Karate de Jaguaribe conquistou os seguintes resultados:

OURO
Categoria Atleta
12 a 14 - Kata Masculino Branco a Laranja Janderson Ricarte
12 a 14 - Kumite Feminino +40kg Ana Karine
PRATA
Categoria Atleta
15 a 17 - Kata Masculino Branca a Laranja Tayslânio Eric
BRONZE
Categoria Atleta
15 a 17 - Kata Verde em Diante Elisângela Dias